5 DICAS PARA NÃO PARECER DESPROFISSIONAL NO PRIMEIRO EMPREGO


Iniciar no mercado de trabalho é um grande desafio para a maioria da juventude, se adaptar em um novo ambiente, se integrar com novas pessoas e obter responsabilidades sobre os próprios atos.Realmente, o mercado de trabalho pode ser um filme de terror no inicio, mas não se preocupe, toda a tensão dos primeiros dias passa.

   É muito comum que as pessoas que estão em processo de iniciação no mercado fiquem ansiosas, estressadas, aflitas com a expectativa do primeiro emprego, e é daí que saem as gafes mais comuns.
Essas dicas não foram escritas por um guru do trabalho que estudou mais de trinta anos esse tipo de coisa, são dicas de alguém que iniciou no mercado cometendo gafes, e que não quer que você as cometa:

1.Relaxe!
Tudo bem, você está no seu primeiro dia, isso torna o ambiente ainda mais pesado, mesmo que trabalhe em uma loja de artigos infantis, o primeiro dia sempre te dará a sensação de ser um manipulador de corpos no IML, mas acalme-se!
  As primeiras etapas são a aprendizagem, onde você deve saber o que fazer, o que executar, e muita das vezes, o nervosismo pode atrapalhar neste quesito, suor frio nas mãos, roer as unhas, pernas tremulas, tudo isso é normal numa primeira experiencia de trabalho.
 Agora tenha em mente, que você está realmente nervoso (se você estiver) então opte por não fazer piadas, nem comentários maldosos com seu tutor para ganhar a confiança do mesmo, e sabe porque eu te digo isso?
 Por que cometi o mesmo erro, e quando se está nervoso, a piada sempre sai cheia de gagueira, e é claro...Sem graça nenhuma!
 Coloque na mente que vai voltar ali naquele local por inúmeras vezes e aquilo vai ser totalmente natural, portanto se tiver duvidas, pergunte, questione mas sem ser chato.




















2.Sorria e acene 
Ok! Pode até parecer brincadeira, mas não. Não se esqueça de ser no mínimo muito simpático, autentico, então comprimente as pessoas, sorria dê bom dia, e é claro, acene...Seja simpático,mas não se esqueça que isso não é um aval para contar piadas, muito menos fazer comentários maldosos sobre o cabelo de alguém da empresa por exemplo, lembre-se que você não conhece todo mundo ainda, já pensou em fazer um comentário sobre alguem, e aquele alguém é o gerente, ou supervisor da sua área? Pega mal né?!
 Resumindo: Seja simpático!




















3.Tenha uma carta na manga
É muito normal, novatos querendo entrar e fazer com que todos saibam sobre o que fazem fora da empresa, o quão são inteligentes e bem sucedidos, eu conheci muitos exemplos de pessoas que começaram dizendo o que sabem fazer e o que já fizeram, não bastaram alguns meses para pessoas como estas ganharem a antipatia de todos em sua volta.
   Portanto, tenha uma carta na manga,se você desenha por exemplo...Quem precisa saber disso?
Você escreve livros? Então, ninguém vai te achar um gênio, se chegar no local e já ir jogando suas cartas na mesa, sem saber o que tem o seu "inimigo" é muito provável que encontre gente que faça duas vezes, o que você já faz.
    Eu desenho, crio artes digitais a mais de dois anos, e fiz estágio em uma empresa por um ano.Sabe quando todos souberam disso?
 Meia hora antes do estágio acabar, assim eu sai, e todos sabiam o que eu fazia, portanto quando eu finalizei, a notícia estava "fresca'' na mente de cada um.Então não se gave, seja humilde, e cite as coisas que faz fora da empresa apenas em momentos de descontração, onde o assunto seja atribuído.
























4.Não faça propaganda
Deixe que vejam seus dotes, não chegue dizendo "isso é fácil" ou "eu faço isso em um minuto", isso não traz nenhuma boa impressão sobre quem diz, muito pelo contrário, torna-os arrogantes, e os primeiros candidatos a demissão em qualquer crise, além de indesejáveis companhias.Portanto deixe que vejam o que você sabe fazer com os próprios olhos e com o tempo necessário.















5.Evite polêmica
Você apoia o comunismo? Apoia o aborto? É a favor da pena de morte?
Bom,é muito comum que as pessoas tenham opiniões das mais variadas, e expô-las é fundamental, mais fundamental ainda é respeitar a opinião dos outros é óbvio, porém alguns assuntos em discussão podem trazer uma péssima impressão sobre sua personalidade.
  Prefira ocultar as opiniões que possam prejudicar sua imagem, mesmo que o assunto esteja em discussão, se sua língua estiver pinicando pra mandar sua perspectiva assunto, conte até dez e saia de fininho, seu silêncio vale mais do que olhares de desprezo da maioria que contesta o que você pensa.
Caso a situação esteja mesmo fora do controle, tente mudar de assunto falando de coisas mais supérfluas.

Agora é só aplicar essas dicas e ganhar a simpatia de todos!
Boa sorte no primeiro emprego, e lembre-se, sorria e acene.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário